Segunda edição do evento, idealizado pelo Instituto Unibanco em parceria com o Educadigital reuniu 50 estudantes do Ensino Médio na capital Teresina

 

Parte das equipes do IU e do IED em ação <3

Parte das equipes do IU e do IED em ação <3

Parte das equipes do IU e IED em ação <3

Parte das equipes do IU e IED em ação <3

Barracas montadas, ambientações visuais. Calor de mais de 40 graus. Quente mesmo — e intenso! — foi o IUHack Piauí, segundo evento da série, realizado nos dias 15 e 16 de outubro com 50 alunos do 1o e 2o ano do Ensino Médio. A iniciativa, do Instituto Unibanco, integra o Programa Jovem de Futuro e visa contribuir para a melhoria da gestão escolar.

Cerca de 36 horas de atividades baseadas na abordagem do Design Thinking, além de oficinas temáticas como robótica, blog, animação, memes e games possibilitaram que os participantes cocriassem soluções e projetos de intervenção na prática pedagógica e nas relações interpessoais. Vários protótipos surgiram para combater o bullying, por exemplo. Um deles, um aplicativo para que as vítimas pudessem encontrar apoio psicológico na própria comunidade escolar, além de acionar o núcleo de jovens para uma campanha preventiva e de conscientização.

De acordo com Risalva Cardoso, técnica da Secretaria de Estado da Educação que acompanhou o evento, cooperação e criação conjunta foi o mote também na articulação entre Instituto Unibanco e a SEDUC. “Queremos incentivar a participação juvenil na gestão escolar e ampliar o diálogo com jovens”, destacou ela durante a abertura.

Os próximos estados a receberem o IUHack serão Espírito Santo, Ceará e Pará. “O design thinking potencializa a criatividade dos jovens em uma das competências tão desejadas no século XXI que é a solução de problemas, assim como a empatia, algo fundamental para a convivência em comunidade, seja na escola, no trabalho ou na família”, explicou a diretora-executiva do Educadigital, Priscila Gonsales.

Estudantes exibem seu rato criado na oficina de robótica

Estudantes exibem ratinho-robô criado na oficina de robótica

Por definição, design thinking é um mindset, isto é, um novo jeito de desenvolver o pensamento crítico e a busca de soluções inovadoras para problemas comuns do cotidiano escolar, especialmente relacionados à prática pedagógica e às relações interpessoais.

O principal objetivo do design thinking é melhorar a vida das pessoas, por isso tem a empatia como valor central. As atividades envolvem essencialmente um formato dinâmico e colaborativo para estimular a criatividade dos participantes na geração de ideias que possam ser prototipadas (experimentadas) e constantemente aprimoradas, já que o erro deve fazer parte do processo de aprendizagem e evolução.

 

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