Educadigital e Cátedra UNESCO de Educação Aberta da Unicamp lançam plataforma que reune conteúdos e referências sobre o tema no Brasil 

 

IEAfotoEm celebração ao Year Of Open (Ano da Abertura), que marca uma série de eventos e declarações mundiais sobre Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos, o Instituto Educadigital e a Cátedra UNESCO de Educação Aberta da Unicamp lançaram, durante a Consulta Regional Américas para o 2º Congresso Mundial de REA da UNESCO, a plataforma Iniciativa Educação Aberta(IEA). Trata-se de um ambiente que reúne publicações e referências sobre o tema, organizadas por pessoas que atuam e atuaram nas duas instituições desde 2007.

Para conhecer melhor as principais ações e atividades de política pública que foram realizadas no âmbito do projeto REA.br, desde 2008, a plataforma traz uma Linha do Tempo. Além dos conteúdos, a plataforma IEA vai também oferecer formação a distância, por meio de cursos no ambiente Moodle (software livre), sendo que o primeiro a ser lançado, sobre Recursos Educacionais Abertos, será dirigido às universidades e institutos federais que atuam no Programa Universidade Aberta do Brasil, um projeto realizado em parceria com a CAPES. A partir de 2018, estão previstos cursos para professores da Educação Básica e para gestores educacionais.

Como parte das ações de formação, a IEA acaba de disponibilizar em Português uma ferramenta que permite verificar a compatibilidade das licenças Creative Commons, tanto para quem já escolheu uma licença e quer verificar quais são as licenças compatíveis com ela, como para quem tem algumas obras com licenças diferentes e quer saber se poderá fazer remixes entre elas. Experimente aqui: http://aberta.org.br/compatibilidade/

A plataforma vai abrigar, ainda, o RE-li-A, um referatório de recursos educacionais digitais com licenças abertas, que está recebendo doações por campanha de financiamento coletivo no Catarse. “Percebemos que existe uma demanda por parte dos usuários sobre como encontrar objetos digitais e demais materiais que estejam sob uma licença aberta e categorizados por área do conhecimento, disciplinas curriculares, tipo de mídia, dentre outros metadados”, explicou Priscila Gonsales, diretora-executiva do Educadigital.

Interessados em colaborar ou patrocinar o IEA podem entrar em contato pelo email: contato@aberta.org.br

 

Share This