Instituto Educadigital oferece formação personalizada para grupos profissionais de uma mesma organização, com curso online + oficina presencial ou somente oficina presencial

Empatia, colaboração e experimentação formam os três pilares do Design Thinking (DT), uma abordagem que pode apoiar a busca por inovação com qualidade, a partir da percepção de valor na vida das pessoas. O conceito ganhou popularidade no início dos anos 2000, quando a IDEO, uma das agências mais influentes e premiadas internacionalmente, com sede no Vale do Silício, na Califórnia/EUA, começou a utilizar em seus trabalhos de consultoria para organizações públicas e privadas do mundo todo. Em 2012, a IDEO lança um material especial voltado para educadores, o Design Thinking for Educators. Em 2014, o Instituto Educadigital (IED) traduz e lança a versão em Português, disponível para download na íntegra ou por capítulos e ainda para leitura online. O Design Thinking  busca criar uma cultura de inovação baseada no ser humano. Vem sendo utilizada nas mais diversas áreas, de negócios a causas sociais e tem por objetivo estimular um processo de cocriação entre os envolvidos na busca de soluções que resultem em valor percebido pelas pessoas. No ano seguinte ao lançamento do Design Thinking para Educadores no Brasil, o Instituto Educadigital começa a oferecer um curso online de formação para facilitadores, voltado para profissionais de todas as áreas do saber interessados em mediar processos educacionais colaborativos em escolas, ONGs, empresas e demais instituições.

Escolas e instituições interessadas em oferecer a formação para seus profissionais, podem solicitar uma das seguintes propostas ao Instituto Educadigital:

Oficina básica (mínimo de 6 horas) – Histórico, conceito, disseminação do Design Thinking – DT e inovação: modelos de pensamento dedutivo, indutivo e abdutivo – DT na Educação: inovação nas práticas educativas – Toolkit da IDEO: objetivos, versão em Português e apresentação do material – DT e tecnologias digitais na educação: por que tem tudo a ver? – Construção do desafio de design (problema) – Fases do DT na Educação: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução – Compartilhamento, registro e avaliação da formação
Workshop Customizado (Duração variável, conforme demanda) Além de trazer histórico, conceito e disseminação do Design Thinking, todo o planejamento é focado em um desafio comum do grupo – de professores, estudantes e demais profissionais envolvidos – , algo cuja solução possa ser cocriada, ou seja, resolvida de maneira colaborativa. Os temas geralmente envolvem criação ou desenvolvimento de ações, estratégias, projetos e programas.  É sempre preparada conforme as necessidades da instituição.
Uso do DT na sala de aula (Duração: mínimo de 12 horas) Planejada conforme as necessidades da instituição. Geralmente focada no uso das tecnologias digitais, na criação de metodologias disruptivas com o uso do Design Thinking que possam gerar inovação, considerando as habilidades socioemocionais e aprendizagens do letramento digital. Pode ou não envolver a elaboração de indicadores de avaliação pelos educadores. Tem como pré-requisito a realização da oficina básica com o grupo.
Formação de facilitadores para grupos fechados Inclui formação básica presencial em DT + formação de facilitadores em formato online. O curso online tem duração de 36h e a formação básica, 6h, num total de 42h.  Clique aqui e saiba mais sobre o curso online.

Sobre o Instituto Educadigital Desde 2011, o IED tem utilizado o DT em suas atividades de formação, e também em processos de facilitação para planejamento e concepção de projetos educativos, como por exemplo: EdukatuEscola Digital e Edufinanceira na Escola. Desde o lançamento do material, o IED já realizou formações no Colégio Porto Seguro, na Escola Bilíngue Aubrick , na Escola Judicial do TRT 2a Região, na Faculdade Getúlio Vargas e no SESI, todos na cidade de São Paulo; na Secretaria Municipal de Educação de Cajamar, na Grande São Paulo.  Também organizou oficinas na HUB  Escola em São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba e na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), em São Bernardo do Campo. Atualmente está iniciando uma série de oficinas de formação presencial e mini-curso para o Programa Acessa SP em parceria com a Escola do Futuro da USP e desenvolvendo formação online e presencial para escolas do RS e SC participantes do Game Logus – A Saga do Conhecimento, da Fundação Sirotsky. Para solicitar: preencha o formulário e envie

Share This