A SME-Cajamar (SP) foi a primeira rede pública do Brasil a participar de uma oficina baseada no Design Thinking para Educadores, especialmente planejada para 25 gestores técnicos pensarem em soluções criativas que pudessem aprimorar o trabalho deles em equipe, visando avançar no apoio a educadores e alunos das escolas.

“Mas o professor pode fazer essa atividade com os alunos!”, disse uma das gestoras da SME-Cajamar no momento de fechamento da oficina de Design Thinking para Educadores, em 27 de agosto.

Sequer foi preciso sugerir. O grupo, depois de vivenciar as etapas dinâmicas e colaborativas do processo, foi pontuando a importância do desenrolar de todo o processo e como esse dinamismo pode chegar, sim, à sala de aula!

Ao construírem “personas” pelas palavras-chaves nos post-its coloridos, perceberam características e necessidades comuns entre os públicos com quem trabalham diretamente. Ao elencarem qualidades de equipes de alta performance puderam perceber o que ainda precisam conquistar. Vivenciaram a riqueza do “compartilhar ideias que podem trazer mais fluidez ao cotidiano de trabalho”.

“Saiu, Priscila! E não é que conseguimos?”, comemorou entusiasmada uma das gestoras quando o grupo conseguiu esboçar a ideia em um esquema visual na hora da experimentação.

Os próximos passos do trabalho em Cajamar envolvem a realização de oficinas práticas com gestores e professores das 30 escolas da rede envolvidos na implementação do chamado “Projeto Institucional”, que tem por objetivo estimular a relação da escola com a comunidade local.

Share This