O contexto atual, não só no Brasil, mas em todo o mundo, envolve o desafio de integrar – ou mais efetivamente, impregnar – as tecnologias digitais ao currículo de forma qualitativa e trazer de fato a cultura digital para a escola e demais espaços de aprendizagem (sejam eles formais ou informais). Desafio esse que passa, em primeira instância, pela formação inicial e continuada de docentes e, simultaneamente pela incorporação de tendências que já fazem parte do cotidiano da sociedade conectada, tais como: personalização de uso, práticas colaborativas em redes digitais, adoção crescente de celulares e computadores móveis e preferência por softwares livres e conteúdo aberto.

Desde 2010, o Instituto Educadigital tem desenvolvido estudos, pesquisas, formações e projetos focados no uso pedagógico da Internet a partir de práticas educativas inovadoras, que valorizem a atividade reflexiva, atitude crítica e a conquista da autonomia, visando o desenvolvimento pleno do ser humano.

Nossa especialidade é a concepção e o planejamento de ações e projetos de educação na cultura digital a partir de cinco áreas estratégias que se inter-relacionam de acordo com o foco do projeto ou da iniciativa a ser desenvolvida:

EDUCAÇÃO ABERTA - essa é a nossa causa, ou seja, acreditamos na partilha de boas ideias, conteúdos e informações que a cultura da Internet traz, marcada pela colaboração e pela interatividade.

DESIGN THINKING PARA EDUCADORES - abordagem centrada nas pessoas que busca soluções inovadoras por meio da cocriação de ideias.

FORMAÇÃO E FACILITAÇÃO PEDAGÓGICA - formar educadores significa estimular a autonomia, a reflexão e a troca de experiências sobre a prática docente.

GESTÃO E CURADORIA - planejamento e execução de projetos e eventos educacionais coerentes com nossa proposta de atuação.

COMUNICAÇÃO EM REDES E NARRATIVAS DIGITAIS - apoiamos outras ONGs, organizações e empresas a planejar e a executar sua comunicação por meio de estratégias que contemplam formatos multimídias e linguagens contemporâneas.