Instituto Educadigital será representa sociedade civil brasileira no principal congresso global sobre Recursos Educacionais Abertos (REA)

 

Grupo de participantes da Consulta Regional Américas

Grupo de participantes da Consulta Regional Américas

Liubliana, capital da Eslovênia, será a sede do 2º Congresso Mundial de REA da UNESCO. Com duração de 3 dias, de 18 a 20 de setembro, vai reunir lideranças governamentais no mundo todo, além de pesquisadores, sociedade civil e profissionais atuantes na área.

O tema central do evento é como os Recursos Educacionais Abertos (REA) podem contribuir com a melhoria da equidade e da qualidade da educação, tendo como base o 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Desde o 1º congresso, realizado em 2012 em Paris (França), que gerou a Declaração REA de Paris, o Brasil vem marcando presença e relatando os avanços na área por meio de projetos e ações de política pública em diversos níveis: municipal, estadual e federal. Inscrições abertas.

Gestores do MEC, CAPES e de países da América Latina participaram da Consulta Regional Américas

Gestores do MEC, CAPES e de países da América Latina participaram da Consulta Regional Américas

Como ação preparatória para o Congresso, a UNESCO e o Commonwealth of Learning organizaram as Consultas Regionais nos cinco continentes para levantar as principais estratégias relacionadas à REA nos diversos países nas seguintes categorias:

  • formação para uso, reuso e compartilhamento de REA;
  • barreiras culturais e de linguagem;
  • equidade no acesso a conteúdo de qualidade;
  • novos modelos de negócio;
  • desenvolvimento de política pública

A Consulta Regional Américas ocorreu no início de abril e os relatórios sistematizados estão disponíveis em inglês pelo site: http://rcoer.col.org/resources–documents.html

Para fazer parte da comitiva brasileira que está sendo organizada pela Iniciativa Educação Aberta, envie um email para contato@aberta.org.br

Share This