Você acredita na Educação Aberta?

Hmmm… Não entendeu muito bem a pergunta?

Então vamos lá: você acredita na possibilidade de todas as pessoas terem acesso a materiais de estudo e pesquisa, especialmente aqueles financiados com dinheiro público?

Independentemente do que você tenha respondido, queremos pontuar que hoje isso não é uma realidade. A maior parte dos materiais está sob rígidos direitos autorais, e exatamente por isso existe uma mobilização constante, em vários países do mundo, liderada por comunidades e por órgãos como Unesco, para que esse cenário seja modificado.

Na esteira desse desjeo de mudanças, queremos lhe convidar a conhecer a página web lançada dias atrás para políticos e sociedade civil declararem seu apoio à causa. Isso significa, na prática, defender que o investimento público no desenvolvimento de recursos educacionais deve dar preferência aos formatos abertos, aqueles que não beneficiam, por exemplo, editoras por meio de direitos autorais, mas sim a liberdade de criação, adaptação e remix de obras por qualquer usuário do material que tenha sido desenvolvido.

Para dialogar com políticos, o movimento REA Brasil lançou a “Carta Compromisso Educação Aberta”, documento que traz três tópicos relacionados à atuação e ao posicionamento perante a questão após eleito. Já para a sociedade civil, um selo de código “embedável” foi desenvolvido para que qualquer usuário da web possa levar para outro site ou blog a mensagem “Eu apoio a Educação Aberta”.

Acesse as ferramentas citadas acima na pagina do site REA Brasil e saiba mais sobre a causa aqui.

Share This