educa-1

Por que um novo site do Instituto Educadigital?

Desde a nossa fundação, há quatro anos, amadurecemos bastante enquanto instituição, crescemos enquanto rede e delimitamos, com muita clareza da nossa vocação para ser uma “boutique de serviços e projetos”, as linhas em que atuamos. Foi um processo orgânico, mas também pró-ativo, que envolveu, continuamente, ambientes online e presencias, e que manteve como norte a…

Leia mais

carta_download

Educação Aberta: você pode fazer parte

Você acredita na Educação Aberta? Hmmm… Não entendeu muito bem a pergunta? Então vamos lá: você acredita na possibilidade de todas as pessoas terem acesso a materiais de estudo e pesquisa, especialmente aqueles financiados com dinheiro público? Independentemente do que você tenha respondido, queremos pontuar que hoje isso não é uma realidade. A maior parte…

Leia mais

“Captar histórias através da Internet ou dos celulares é uma nova forma de oralidade”

Por Portal EducaRede em 15/10/2004 A valorização da memória e dos contadores de histórias para a perpetuação da cultura entre os povos indígenas, assim como a necessidade da incorporação de novas ferramentas (gravação de vídeos, computador, dança, música) para atualizar a forma de repassar a cultura para as novas gerações, estão entre os temas abordados…

Leia mais

priscila

Priscila Gonsales e Gilson Schwartz falam sobre uso de recursos digitais na aprendizagem

Priscila Gonsales, diretora-executiva do Instituto Educadigital, e Gilson Schwartz, pesquisador do núcleo de política e gestão tecnológica e coordenador do projeto cidade do conhecimento da USP, conversam com o jornalista Ederson Granetto sobre o uso de jogos virtuais e aplicativos para tablets e computadores na escola. Explicam a eficiência dessas novas ferramentas de ensino, como…

Leia mais

IMG_1003

Creative Commons: usar, criar e compartilhar na cultura digital

O Instituto Educadigital realizou ontem (27/03), em São Paulo, a oficina Creative Commons: usar, criar e compartilhar na cultura digital. Essa atividade é uma das recompensas aos apoiadores do projeto de vídeo-entrevista com a educadora Léa Fagundes que realizaram doações pelo Catarse. Demais interessados puderam participar mediante inscrição prévia. As discussões e dinâmicas de grupo…

Leia mais