O PROJETO

Quem se envolve com a educação de jovens e adultos (EJA) costuma ter uma relação afetiva poderosa com ela. No caso da autora que vos fala, ainda na infância, sonhando ser professora, ajudou a avó a se alfabetizar. Processo marcante para toda a vida. Depois, engajada com transformações sociais e políticas foi educadora do MOVA (Movimento de Alfabetização de Adultos). Anos mais tarde, descobriu em uma sala da EJA como o computador e a internet podem ser apropriados para facilitar a aprendizagem de jovens e adultos. Essas experiências, aliadas à pesquisa acadêmica, foram centrais para a produção deste livro.

A educadora ou educador que agora pega este material também tem sua história com a EJA, suas experiências, pesquisas, leituras e vínculos afetivos. E essa riqueza, presente em cada alfabetizadora ou alfabetizador, permite adequar este livro às diferentes realidades e melhorá-lo cada vez mais. Apresentamos aqui um ponto de partida que certamente será ampliado com outras referências, ou reduzido em algumas situações, de acordo com as necessidades de cada turma. Este livro, portanto, é de todos nós. E ele está aberto, na internet, para ser melhorado, remixado e compartilhado livremente.

Como o livro está organizado?

Os dez capítulos que formam este livro estão divididos em três momentos: Estudo da Língua, Estudo da Matemática e Alfabetização Digital. Aqui na versão online, é possível baixar o livro na íntegra ou consultar partes deles divididas em seções: Galeria de Textos, Galeria de Imagens, Temas, Atividades, Propostas de Conversa e Histórias de Vida.

Bianca Santana