Vamos contar esta história juntos?

bexigas_3

Nesta segunda-feira a equipe do Instituto EducaDigital encontra a Léa Fagundes em São Paulo. Com o fôlego que lhe é peculiar, a educadora chega à cidade para passar apenas alguns dias, e tem como compromisso principal um debate com duas outras personalidades respeitadas no universo da educação: o indiano Sugatra Mitra e o português José Pacheco. Com a Léa por perto, estamos lançando oficialmente o nosso blog “Making of da Biografia Léa Fagundes”, um projeto que quer contar com a participação de todas as pessoas que estiveram com a Léa na sua jornada tão inspiradora e instrinsecamente relacionada à educação. Leia mais sobre a proposta da biografia na página Projeto e colabore!

Encontro entre pares

Léa, Sugatra e Pacheco: os três são defensores de uma aprendizagem que contempla o que é de interesse e o que desperta a curiosidades do aprendizes. A professora Léa já falou diversas vezes do quanto ela percebe os alunos mais entusiasmados quando eles podem aprender descobrindo caminhos a partir de uma questão que lhes desperta, quando os ensinamentos não chegam moldados à sala de aula. Ao longo do levantamento da sua biografia, vamos mostrando aqui no blog algumas histórias e  experiências práticas que reforçam essa visão da educadora.

Sugatra Mitra, por sua vez, ficou conhecido no mundo pelo seu projeto Hole in the Wall: computadores em muros da Índia, no meio do caminho das pessoas, que mostraram que as crianças conseguiam iniciar um processo de aprendizagem mesmo sem contarem com orientadores. Você pode conferir mais no site do projeto.

Com a Escola da Ponte, José Pacheco também jogou um balde de água fria no modelo tradicional de ensino fechado em currículo. A iniciativa, com mais de 30 anos, não segue um sistema baseado em disciplinas determinadas, e os professores não são responsáveis por uma disciplina ou por uma turma específica. Os estudantes da Escola da Ponte definem com quais áreas têm mais afinidade e a partir daí são orientados para desenvolverem projetos de pesquisa.

A gente vai acompanhar esta conversa entre os três hoje, e depois seguir a nossa conversa com a Léa para trazer mais coisas legais aqui pra este espaço, mas você já pode saber mais como foram as nossas primeiras conversas e as impressões da Léa nos posts anteriores!

Por equipe Instituto EducaDigital

Comente este post