Apresentando a ideia

Palácio Piratini: no

Nossa segunda ida a POA não foi para um encontro com Léa. Sua agenda estava bastante cheia naquela semana com feriado no meio. Era outubro, o feriado do dia 12 caíra na quarta-feira e Léa tinha compromisso em Montevideo no projeto Ceibal. Aproveitamos a ida para conversar com duas autoridades do governo gaúcho cujo trabalho atualmente recebe  colaboração direta da educadora.

Um deles é o coordenador do Gabinete Digital do Rio Grande do Sul, Everton Rodrigues. Léa havia nos contado sobre essa iniciativa do governo gaúcho em abrir um canal de diálogo direto com a população e que ela havia sido chamada para algumas reuniões preparatórias.

Everton, que também é ativista do software livre e grande admirador do trabalho da Léa, nos recebeu no belo Palácio Piratini e  foi bastante favorável à iniciativa de valorizar uma personalidade tão importante para o Estado como a professora. Não poderíamos deixar de conhecer também a Ana Claudia Figueroa, diretora de Logística e Suprimento da Secretaria Estadual de Educação, com quem Léa tem se relacionado diretamente por conta do projeto recém-lançado Província de São Pedro, que vai equipar com computadores portáteis todas as escolas da área de fronteira com o Uruguai.

Entrar novamente no prédio imenso da SEE-RS nos trouxe uma agradável lembrança de quando fizemos formação de formadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) sobre o projeto Minha Terra (Educarede-Fundação Telefônica) que propunha a criação de uma rede social entre escolas. Aliás, foi numa ocasião dessas que a Lea  em pessoa compareceu justamente para ver quem era o tal projeto que “estava deixando os NTEs tão entusiasmados” – disse ela.

A conversa com Ana Claudia foi muito agradável e sua recepção ao projeto biografia da Léa não poderia ter sido mais entusiasmada. Léa está também envolvida no projeto inédito de equipar escolas e formar professores das cidades de fronteira. Mesmo não a encontrando pessoalmente, falamos por telefone com a educadora e contamos sobre as reuniões com Everton e Ana Claudia. E ela, com sua modéstia de sempre: “eles gostaram, é? com tanta coisa mais importante que eles tem para se preocupar…” ;-)

Por Priscila Gonsales

Comente este post